A Revista Alomorfia é o periódico científico eletrônico da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, administrada pela autarquia Centro Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Foco e escopo:

  • Artigos Originais Completos em Gestão Empresarial: trabalhos que não tenham sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos. Esse eixo temático contempla o seguinte conteúdo: competitividade, estratégia empresarial e cultura organizacional.
  • Artigos Originais Completos em Gestão do Agronegócio: trabalhos que não tenham sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos. Esse eixo temático contempla o seguinte conteúdo: produção e manejo animal, vegetal e mercado.
  • Artigos Originais Completos em Gestão de Pessoas: trabalhos que não tenham sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos. Esse eixo temático contempla o seguinte conteúdo: hospitalidade, cerimonial e alimentos e bebidas.
  • Artigos Originais Completos em Gestão do Conhecimento: trabalhos que não tenham sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos. Esse eixo temático contempla o seguinte conteúdo: Ensino e comunicação.
  • Artigos Originais Completos em Gestão de Resíduos: trabalhos que não tenham sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos. Esse eixo temático contempla o seguinte conteúdo: resíduos sólidos e líquidos sendo esses rurais ou urbanos.
  • Artigos Originais Completos em Sistemas de Informação: trabalhos que não tenham sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos. Esse eixo temático contempla o seguinte conteúdo: engenharia de software, banco de dados, programação, gestão de TI e inteligência artificial.
  • Artigos Originais Completos em Empreendedorismo em inovação tecnológica: trabalhos que não tenham sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos. Esse eixo temático contempla o seguinte conteúdo: empreendedorismo digital, melhoria de processos e marketing.
  • Artigos Originais Completos em Sustentabilidade e Bem-esta Social: trabalhos que não tenham sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos. Esse eixo temático contempla o seguinte conteúdo: Sustentabilidade ambiental, da população e do mercado.
  • Relatos de Casos e de Experiência: os trabalhos enquadrados nessa categoria devem contemplar o conteúdo dos eixos temáticos propostos no escopo da revista, contendo a descrição dos relatos de estudos de casos e experiências resultantes das aplicações técnicas e tecnológicas
  • Resumo de Dissertações e Teses

Processo de Avaliação pelos pares:

Todos os artigos submetidos que estiverem de acordo com as “Normas para autores” e com a política editorial da revista são analisados pelo Conselho Editorial quanto ao seu mérito e adequação científica.

A partir da aprovação inicial os trabalhos submetidos à apreciação da revista serão avaliados por dois avaliadores ad hoc, assegurando a "avaliação pelos pares cega". Havendo divergência de recomendação entre os avaliadores será designado um terceiro avaliador antes de ser formalizada a decisão editorial.

O autor pode indicar 4 avaliadores, dois deles serão convidados pela Equipe Editorial, preferencialmente com título de doutor e com atuação acadêmica em diferentes instituições de caráter científico. Uma vez aceitando o convite passam a fazer parte da Equipe da revista como "Acessores Científicos/Avaliadores".

A relação dos Avaliadores Ativos consta no item SOBRE na parte superior da página de capa da revista, na seção "Equipe". Uma vez designado para apreciar um manuscrito submetido o Avaliador pode declarar-se indisponível para realizar a avaliação. Neste caso um novo avaliador será designado.

Uma vez aceitando a tarefa o Avaliador tem um prazo de até cinco semanas para concluir sua avaliação, devendo registrar seus comentários diretamente na página da revista, bem como a sua recomendação (Aceitar; Correções obrigatórias; submeter novamente para avaliação; enviar para outra revista; Rejeitar).

Caso a decisão editorial indique a necessidade de reformulações e uma nova submissão o trabalho entra na segunda rodada de avaliação, a qual deverá ser feita, preferencialmente, pelos mesmos avaliadores participantes da primeira rodada.

 

v.1, n.1, 2017

Sumário

Artigos

O PAPEL DO SECRETÁRIO EXECUTIVO NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÉTODO DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES
Fabiana Bueno de Souza, Verônica Braga Birello

Narrativa de um jogo: Fábulas de Tito
LUIZ GUSTAVO CALVO GUMIERO, LEONARDO BELUZI LOUREIRO, ANA CAROLINA NICOLOSI DA ROCHA GRACIOSO

COOPERATIVISMO COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Um estudo de Caso
Moises Silva Martins

O RISCO AO MEIO AMBIENTE PELA PULVERIZAÇÃO AÉREA DO AGROTÓXICO
ARI ALVES DE OLIVEIRA FILHO, Rogério Vicentino Vicentino Lopes

UM ESTUDO SOBRE O USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS EM EVENTOS: ENTRETENIMENTO E RISCO
Ana Lucia Favreto Faria, Juliana Casarotti Ferreira dos Santos

ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE ACOMPANHAMENTO VIÁRIO EM PRESIDENTE PRUDENTE
Thiago Hernandes Souza Lima