A Revista Alomorfia é o periódico científico eletrônico da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (Fatec). As Fatecs são administradas pela autarquia Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Eixos Temáticos:

  • Gestão Empresarial: competitividade, estratégia empresarial e cultura organizacional.
  • Gestão do Agronegócio: produção e manejo animal, vegetal e mercado.
  • Gestão de Pessoas: hospitalidade, cerimonial e alimentos e bebidas.
  • Gestão do Conhecimento: Ensino e comunicação.
  • Gestão de Resíduos: resíduos sólidos e líquidos sendo esses rurais ou urbanos.
  • Sistemas de Informação: engenharia de software, banco de dados, programação, gestão de TI e inteligência artificial.
  • Empreendedorismo em inovação tecnológica: empreendedorismo digital, melhoria de processos e marketing.
  • Sustentabilidade e Bem-estar Social: Sustentabilidade ambiental, da população e do mercado.

 Foco e Escopo:

  • Artigos Originais Completos: trabalhos que não tenham sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos.
  • Relatos de Casos ou de Experiência: trabalhos que relatam estudos de casos ou experiências resultantes das aplicações técnicas e tecnológicas.
  • Resumo de Dissertações e Teses.

Processo de Avaliação pelos Pares:

Todos os artigos submetidos que estiverem de acordo com as “Normas para autores” e com a política editorial da revista são analisados pelo Conselho Editorial quanto ao seu mérito e adequação científica.

A partir da aprovação inicial os trabalhos submetidos à apreciação da revista serão avaliados por dois avaliadores ad hoc, assegurando a "avaliação pelos pares cega". Havendo divergência de recomendação entre os avaliadores será designado um terceiro avaliador antes de ser formalizada a decisão editorial.

O autor pode indicar 4 avaliadores, dois deles serão convidados pela Equipe Editorial, preferencialmente com título de doutor e com atuação acadêmica em diferentes instituições de caráter científico. Uma vez aceitando o convite passam a fazer parte da Equipe da revista como "Acessores Científicos/Avaliadores".

A relação dos Avaliadores Ativos consta no item SOBRE na parte superior da página de capa da revista, na seção "Equipe". Uma vez designado para apreciar um manuscrito submetido o Avaliador pode declarar-se indisponível para realizar a avaliação. Neste caso um novo avaliador será designado.

Uma vez aceitando a tarefa o Avaliador tem um prazo de até cinco semanas para concluir sua avaliação, devendo registrar seus comentários diretamente na página da revista, bem como a sua recomendação (Aceitar; Correções obrigatórias; submeter novamente para avaliação; enviar para outra revista; Rejeitar).

Caso a decisão editorial indique a necessidade de reformulações e uma nova submissão o trabalho entra na segunda rodada de avaliação, a qual deverá ser feita, preferencialmente, pelos mesmos avaliadores participantes da primeira rodada.