PRINCIPAIS TÉCNICAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS

  • Marcelo Buscioli Tenorio Fatec de Presidente Prudente
  • Edgar Nalin Alves
  • Yuri Correa Reis Fatec de Presidente Prudente
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Protótipo, Unity Game Engine

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal estudar e apresentar as principais técnicas da inteligência artificial usadas nos jogos eletrônicos e desenvolver um protótipo na plataforma de desenvolvimento Unity Game Engine, onde personagens que são controlados pelo computador utilizam uma das técnicas apresentadas, no caso a técnica Padrões de Movimento, com a finalidade de atacar o personagem controlado por humano. As principais técnicas estudadas foram Maquinas de Estado Finito, Path-Finding, Padrões de Movimento, Sistemas Baseados em Regras, Lógica Fuzzy, Redes Neurais e Algoritmos Genéticos. No protótipo foram criados dois inimigos que são controlados pelo computador e utilizam a inteligência artificial para atacar o jogador controlado por humano, o primeiro inimigo ataca de longe, dependendo da distância do jogador controlado por humano, e o segundo inimigo ataca de perto, também dependendo da distância do jogador controlado por humano. O método do trabalho utilizado foi o Dedutivo. A natureza da pesquisa consiste em Pura. A forma de abordagem é qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi o de pesquisa bibliográfica.

Referências

ALVAREZ, Miguel Angel. O que é Javascript, 2004. Disponível em: , Acessado em: 07/11/2015

CIRIACO, Douglas. O que é Inteligência Artificial?, 2008. Disponível em: < http://www.tecmundo.com.br/intel/1039-o-que-e-inteligencia-artificial-.htm>, Acessado em: 07/04/2013.

GASPAROTTO, Henrique Machado. Unity 3D: Introdução ao desenvolvimento de games. Disponível em: < http://www.devmedia.com.br/unity-3d-introducao-ao-desenvolvimento-de-games/30653>, Acessado em: 07/11/2015.

Pathfinding... Online. Disponível em: < http://www.dotnetperls.com/pathfinding>. Acessado em: 02/07/2013.

RUAIDHRI. Black and White Gameplay Screen, 2013. Disponível em: < http://pixelbedlam.co.uk/kaiju-video-games-big-creatures-in-a-small-city-the-best-examples-of-a-niche-genre/black-and-white-gameplay-screen/>. Acessado em: 04/06/2014.

TANSCHEIT, Ricardo. SISTEMAS FUZZY. Tutorial sobre Sistemas Fuzzy. Rio de Janeiro.
Publicado
28-11-2018