MARKETING INTERNO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PRESIDENTE PRUDENTE: DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO INSTITUCIONAL

  • Lucas Gabriel Prinho
  • Vanessa dos Anjos Borges Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente
  • Marcelo Buscioli Tenorio
  • Devancyr Souza Dias
  • Silmara Ribeiro Moscatelli
Palavras-chave: Endomarketing, Instituição de Ensino Superior, Tecnologias Móveis

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa de aplicação de Marketing Interno na Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, por meio do desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel institucional. Esse aplicativo foi avaliado pelos alunos do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que cursam a disciplina de Interação Humano Computador, na unidade da Fatec de Presidente Prudente. Nessa avaliação foram levados em conta conceitos relacionados à Usabilidade e Arquitetura da Informação, para que o aplicativo possa ser utilizado por todos na instituição, fortalecendo os laços entre colaboradores e alunos, promovendo a comunicação entre eles. Como resultado, o aplicativo foi considerado de fácil uso e as informações contidas nele estão organizadas de maneira coerente. Como trabalhos futuros propõem-se expandir o número de funcionalidades do aplicativo.

Referências

DE ALMEIDA MALVEZZI, Felipe; ZAMBALDE, Andre Luiz. Abordagem de marketing no processo de inovação tecnológica em uma universidade mineira. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 10, n. 1, p. 25-39, 2013.

GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2015. 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/resultados/2015/saeb_2015_resumo_dos_resultados.pptx. Acesso em: Acesso em: 07 jul. 2017.

ISO 9126. NBR ISO/IEC 9126-1. Engenharia de software - Qualidade de produto, Parte 1: Modelo de qualidade. 2003.

MEC. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior no Brasil. 2015. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2017.

NICHOLL, A. O.; BOUERI FILHO, José Jorge. O ambiente que promove a inclusão: conceitos de acessibilidade e usabilidade. Assentamentos Humanos Magazine, v. 3, n. 2, 2001.

NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web. Elsevier Brasil, 2007.

OTERO, Walter Ruben Iriondo; PIÑOL, Susana Taulé. A UTILIZAÇÃO DO MARKETING PELAS FACULDADES DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO SANTA CATARINA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS.In: III Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2003.

ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter. Informationarchitecture for the world wide web. O'Reilly Media, Inc., 2002.

REINERT, J. N.; REINERT, C. Estudante não é cliente: é parceiro. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais Eletrônicos... Brasília: ANPAD, 2005.

VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Contribuições ao estudo do marketing interno: aplicação no ambiente de ensino superior. Revista Eletrônica de Administração, v. 11, n. 1, 2005.
Publicado
28-11-2018