PRODUÇÃO DE BIOMASSA VERDE DE SORGO FORRAGEIRO EM FUNÇÃO DA ÉPOCA DE PLANTIO

Autores

  • Haroldo Wilson Silva Fatec - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente
  • Sidnei Favarin Fatec - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente
  • Odnei Francisco Gargantini Fatec - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente
  • Angela Madalena Marchizelli Godinho Fatec - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente

Palavras-chave:

Biomassa verde, Forrageira, Híbrido forrageiro, Produção vegetal

Resumo

Objetivou-se verificar a capacidade do sorgo forrageiro (híbrido forrageiro Podium) quanto ao desenvolvimento e à produção de biomassa verde em função da época de plantio colhido em três diferentes momentos de colheita. A germinação ocorreu entre o 5º e 7º dia, após o plantio, notou-se que houve diferença significativa na velocidade de crescimento inicial das plântulas de sorgo. O desbaste foi efetuado aos sete dias após a emergência das plântulas deixando-se o equivalente a 20 plantas por metro linear. Enquanto que, a emergência da panícula do sorgo iniciou-se aos três meses, após o plantio, porém a emergência total ocorreu aos 120 após o plantio. Verificou-se que, à medida que o plantio foi tardio, em virtude de essa espécie apresentar sensibilidade ao fotoperíodo ocasionou redução na altura do sorgo. Quanto à altura das plantas verificou-se que o crescimento foi retardado e as planta emitiram perfilhos (brotos) laterais, pois de acordo com as recomendações sobre a cultivar testada nessa pesquisa as plantas não atingiram altura ideal. As plantas atingiram altura média de 1,70 cm a partir da superfície do solo, até a panícula. Enquanto que, verificou-se que para a produção de biomassa por se tratar de um alimento volumoso com o objetivo para alimentação animal obteve média de 46,237 toneladas de massa verde por hectare. Conclui-se que, nas condições edafoclimáticas da época em que foi realizado o experimento, verificou-se redução no desenvolvimento das plantas. Porém respondeu de forma positiva na produção de biomassa verde, o que em si recomenda-se o cultivo do sorgo forrageiro (Híbrido silageiro Podium) sorgo.

Referências

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PRODUTORES DE SEMENTES. Evolução da área e produção de sorgo no Brasil. 2017. Disponível em < www.http://apps.agr.br/Site/Home. Acesso em 27 de agosto de 2019.

CARRILLO, M. A. et al. Washing sorghum biomass with water to improve its quality for combustion. Fuel, London, v. 116, p. 427-431, 2014.

CONAB- COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Conjuntura mensal do sorgo. Brasília, 2013.

CORRÊA, C.E.S. Qualidade das silagens de três híbridos de sorgo (Sorghum bicolor L.) em
diferentes estádios de maturação. Belo Horizonte, 121p. (Mestrado- Escola de Veterinária, UFMG), 1996.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MILHO E SORGO. Cultivo do sorgo, Brasília 2008.

FERNÁNDEZ, C. J.; McINNES, K. J.; COTHREN, J. T. Water status and leaf area
production in water-and nitrogen-stressed cotton. Crop Science, Madison, v.36,
p.1224-1233, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATEUS, G. P.; CRUCIL, C. A. C. Desenvolvimento e produtividade de grãos do sorgo de Guiné “Gigante” em função da época de plantio. Revista Científica, Jaboticabal, v.32, n.2, p.164-170, 2004.

MIRANDA, J. E. C.; PEREIRA, J. R. Instrução técnica para o produto de leite. Embrapa Gado de Leite, 2001.

MOLINA, L.R. et al. Avaliação agronômica de seis híbridos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench). Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v.52, p.385-390, 2000.

PARENTE, H. N. et al. Produtividade do sorgo forrageiro em função de quantidades crescentes de adubação fosfatada e nitrogenada. Revista Trópica – Ciências Agrárias e Biológicas, p.01-10, v.08, n.01, 2014.

PARRELLA, R. A. C. et al. Sorgo do plantio à colheita. Viçosa: Editora UFV, 2014. 275p.

PARRELLA, R.A.C. et al. Desenvolvimento de híbridos de sorgo sensíveis ao fotoperíodo visando alta produtividade de biomassa. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2010.

RODRIGUES, J. A. S. Produção e utilização de silagem de sorgo. In: IV SIMPOSIO MINEIRO Simposio Mineiro de Nutrição de Gado de Leite. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.

WALL, J.S; ROSS, W.M. Production y usos del sorgo. Buenos Aires: Editorial Hemisfério Sul, 1975.

Publicado

22-12-2019

Como Citar

SilvaH. W.; FavarinS.; GargantiniO. F.; Marchizelli GodinhoA. M. PRODUÇÃO DE BIOMASSA VERDE DE SORGO FORRAGEIRO EM FUNÇÃO DA ÉPOCA DE PLANTIO. Revista Alomorfia, v. 3, n. 1, p. 41-48, 22 dez. 2019.

Edição

Seção

Artigos